QUEM SOMOS!!!!!

Minha foto
movimento construído por pessoas fisícas, teresinenses de alma e sol, que tem questionado a precária vida cultural na cidade, com destaque a depredação do patrimônio cultural e negligência governamental, em especial dos orgãos de cultura responsáveis pelo fomento da cultural local e do Piauí. Na crista do movimento, a denúncia do não reconhecimento, abondono e demolição do centro histórico, e do ameaçadissimo por interesses empresariais Cine REX, derradeiro cinema de rua na capital.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Em um ligeiro percuso da praça da Saraiva  para a Frei Serafim, centro de Teresina, flagramos pela manhã de hoje algumas violências ao patrimônio de casas históricas da nossa capital. O percuso foi ligeiro, ou seja, sem penetrar de fato nas rebatizadas (por quem? por quê? pra quê?)  ruas da Chapada do corisco, por isso "só" essas casas.

Apresentamos a

...rufem os tambores...

PRESERVAÇÃO de de de

de de de...

fachada! Casa localizada após o cruzamento da Rua Paissandu com a Rui Barbosa.

e subindo um pouco mais na Rua Paissandu, na direção da praça Pedro II, nos deparamos com...

:o

:o :O :o :O :O :O!

isso  mesmo, é de partir o coração e ferver o juízo, fachada "preservada" (de pé) e grosseiramente descaracterizada pelo estacionamento que funciona onde mesmo? 
...


 e no espaço interno da casa. NOOOOSSSA! surreal...pior que não, é real mesmo. E é único? incomum? não lamentavelmente não, é Terehell na UTI, não adianta negar. E onde fica esse estacionmento literalmente em um prédio histórico? um pouco depois do cruzamento da


o vácuo hitórico, derrotado pelo interesse empresarial, e negligencia (ingenua ou/e conivente?) do nosso poder público. È de lascar, é de doer...
ou seja, em poucas quadras da Paissandu nos deparamos com o que resta de edificações históricas e sua trágica perservação da/de fachada. Mas o passeio continua, e agora em frente ao Complexo cultural (ou de inferioridade?) praça Pedro II, nos deparamos com ...


mais tambores! mais tambores!



estacionamento em uma edificação histórica!


tão simpático, mas não se engane.. nós somos pessoas e não veículos.. é carne, osso e memória e não latão e tinta.

e  a edificação histórica grandiosa (contrução na esquina), claramente componente do entorno do complexo cultural praça Pedro II, só foi parcialmente preservado conforme interesse de exploração comercial.   




                                                   percebe?

 
E continuando o percuso, finalmente chegamos a Frei Serafim, pra fechar "com chave-de-ouro" o reflexo da nosso trágico tratamento dispensado à nossas edificações históricas (ou seja história, pa-tri-mô-nio!). Recente demolição, que inclusive foi denunciada pela imprensa local, e que ao que tudo indica será área de estacionamento do Hospital infantil do Pronto Med na já citada avenida. Péssimo exemplo para nossas crianças. PÉSSIMO!
e um nome pra isso?!!!

TOMBAMENTO DE FACHADA

implica em proteção do que mesmo?!! da nossa memória é que não.



<o>


P.s: enquanto isso, nós, população, estamos de olho em você, REX, e
mais perto do que eles imaginam ou gostariam...
!



Nenhum comentário:

Postar um comentário