QUEM SOMOS!!!!!

Minha foto
movimento construído por pessoas fisícas, teresinenses de alma e sol, que tem questionado a precária vida cultural na cidade, com destaque a depredação do patrimônio cultural e negligência governamental, em especial dos orgãos de cultura responsáveis pelo fomento da cultural local e do Piauí. Na crista do movimento, a denúncia do não reconhecimento, abondono e demolição do centro histórico, e do ameaçadissimo por interesses empresariais Cine REX, derradeiro cinema de rua na capital.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Lista de frequência

No dia  03 de Abril do corrente ano aconteceu o primeiro encontro para construção do projeto de funcionamento do Cine REX, afinal de contas Teresina precisa do Rex funcionando, em seus mais de 800 m², a plenos pulmões fachada a dentro. O encontro aconteceu no Canteiro de Obras, por volta das 20 h. Pessoas em roda, e uma noite ameaçando chuva sobre uma acalourada discussão.  

                     "O que vocês querem??"  Chico Castro - em seu primeiro contato com o movimento

Conforme, abaixo assinado já em circulação desde dezembro de 2011, nós queremos a REVITALIZAÇÃO do Cine Rex, mas uma revitalização de fato. Já compreedemos que o cine REX só tem chances de sobreviver de fato, se protegido pelo poder público, o que também viabilizará que o mesmo funcione para fins culturais com o IMPRESCINDÍVEL acesso popular.  Teresina clama por um espaço de produção, exibição, discussão, diversão cinematográfica, e o REX clama por Teresina.

A reunião seguiu com a discussão da necessidade de o movimento constituir ou não  uma entidade, e mesmo com uma discussão quente, por enquanto, a resistência segue como começou: não há nada além do que pessoas fisícas reunidas apostando no conhecimento e ação para resistir a demolição da nossa memória, da nossa cidade.  Em seguida, Valderi Duarte esclareceu a participação do deputado Odvial Andrade (PSB), equivocadamente anunciada por imprensa local, que contactado por Valderi, entrou com um requerimento de audiência pública na assembléia legislativa para cobrar do governo "providências pro REX".  Com a cena política que vivemos agente estranha a ação de um deputado, que nada mais é do que o cumprimento do papel dele, teme logo apadrinhamento político e tal. Mas a população em movimento pelo REX está de olho aberto, pode crer.  

e o blá blá rendeu bastante, alguns dos encaminhamentos foram: tentar comunicação com o atual propriétário David Cortelazzi, providenciar livro de atas para encontros, provocar a participação mais efetiva da  ABD, tentar comunicação com o ministério da cultura e especialmente elaborar sempre coletivamente um projeto de funcionamento do REX considerando as várias dimensões de um espaço cultural e eventualmente recorrer a consultoria técnica de engenheiros, arquitetos, arquivista e etc e tal. (portanto técnicos profissionais, estudantes terehellenses PREPAREM-SE, o REX bate a suas portas).


galera Terehell presente!

e hoje, a partir das 20 h

  

!
Logo após a sessão combinaremos a data da próxima reunião para finalmente iniciarmos a construção do projeto a ser proposto para  funcionamento do rei, do REX!





                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário